PROJETO: "MONITORIA"






Nome: Claudia R. M. Luciano

Projeto de Trabalho com monitoria para Laboratório de Informática

Duração: ano letivo de 2014

Público alvo: Alunos monitores da EMEB Pe. Fiorente Elena

Justificativa:

Tendo em vista que um dos objetivos do PPP 2013 da escola é que o aluno seja capaz de exercer sua cidadania plenamente, este projeto visa a socialização de seus  saberes e auxílio ao  outro, na utilização do Laboratório de Informática , na implementação do uso dos Laptops Educacionais na rotina escolar e no trabalho com material estruturado Lego, em aulas de Robótica para todos os anos ciclo.

Objetivo Geral:

Instrumentalizar o aluno, de forma gradual, para que possa obter um maior conhecimento e autonomia no uso dos recursos tecnológicos, podendo assim, auxiliar os seus colegas e a PAPE para alcançarmos os objetivos específicos.



Objetivos Específicos:

Favorecer o uso do espaço do Laboratório de Informática, bem como de seus recursos tecnológicos.

Instrumentalizar o aluno para o uso dos recursos digitais e no auxílio ao outro.

Incentivar a co responsabilidade com a PAPE no auxílio aos colegas.

Criar um clima de segurança e confiança para que o aluno sinta-se capaz de dividir esta responsabilidade com a PAPE.

Instrumentalizar os alunos para que possam contribuir na implantação do uso dos Laptops Educacionais.

Instrumentalizar os alunos para que possam contribuir durante as aulas com a comunidade escolar, em específico, com a 3ª idade.
Favorecer o uso do material estruturado de encaixe (Lego) para todos os ano ciclo, tendo os monitores como parceiros para continuidade do trabalho junto com a PAPE.

Conteúdos:

Procedimentais: como utilizar os diferentes recursos do Laboratório de Informática, como se comportar e agir frente ao grupo de alunos e professores, sem perder de vista que o objetivo principal é o auxílio durante as aulas.

Atitudinais: incentivar e apoiar o aluno monitor no auxílio aos demais alunos.

Conceituais: propiciar formação para o grupo de alunos para que se apropriem dos recursos tecnológicos e consigam, na mesma medida, auxiliar os demais alunos.

Etapas Prováveis:

Elaborar um passo a passo detalhado de como ligar e usar os equipamentos disponíveis no laboratório e entregar aos alunos.

Durante os encontros coletivos semanais, estabelecer vínculo com os alunos para que as orientações relativas às suas atitudes em relação aos demais alunos seja coerente ao que se espera de um monitor.

Levantar junto com o grupo suas dificuldades para traçar um plano de ação para que a PAPE possa ajudá-los de maneira mais efetiva.

Depois de traçar o plano de ação e executá-lo, realizar uma avaliação com o grupo de alunos para levantar os avanços conquistados e as futuras metas.

Observação: Acreditando em um trabalho onde o diálogo entre os envolvidos é parte fundamental, a avaliação é essencial para que se possa continuar avançando.