domingo, 15 de abril de 2012

Oficina para a "Melhor Idade"

Quando pensei em atender a comunidade do entorno escolar, de cara pensei em atender a "Melhor Idade", por afinidade e também porque é uma parcela da sociedade que está, ainda, a parte da inclusão digital.
Depois que elaborei as aulas, baseadas nos vídeos que a Luciana H. me apresentou no ano passado (Mamãe caiu na Web), onde o objetivo principal é a introdução à internet , divulguei na escola, com cartazes, no Palco digital do nosso blog institucional e em comércios do bairro.
Fechei em 15 alunos, para que junto com os monitores, eu pudesse dar atenção individual.
A procura foi muito grande e já tenho um grupo aberto e aguardando o início da próxima turma, que acredito ser em meados de agosto.
Nesta sexta feira a turma iniciou completa e muito animada. Apresentei o vídeo, o computador, suas partes, nomeando-as. Eles ligaram as máquinas e, para exercitar o manuseio do mouse, que é mais difícil de dominar, eles utilizaram um aplicativo para desenhar. A tarefa era escrever o nome e colocar alguns carimbos. Para minha imensa alegria, todos cumpriram a tarefa, com minha ajuda e a dos monitores.
Mesmo tendo que pegar nas mãos, nenhum deles se sentiu constrangido, ao contrário, estavam muito disponíveis e com grande vontade de aprender e conversar.
Ao final da aula, a direção atendendo a meu pedido, serviu um lanchinho aos nossos "NOVOS E QUERIDOS ALUNOS".
Fiquei muito feliz e satisfeita já na primeira aula!!!!! A minha sensação é de estar sendo realmente importante para este grupo, incluindo-os neste mundo digital que é tão distante, ainda, para eles. Mas tenho certeza que será por pouco tempo: logo, logo, estarão enviando e-mails e conversando nas redes socias!!!!!


View more PowerPoint from claudia_luciano

2 comentários:

  1. Claudia é muito legal vc pensar nessa oficina para a 3ª idade... Afinal, eles cuidaram da gente né??? Não custa nada agora cuidarmos dele um pouquinho!!! A aprendizagem acontece sempre, em qualquer idade!!!!
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é essa mesma, carmem! Retribuir um pouquinho do muito que fizeram (e ainda fazem) por nós!!!
      Obrigada pelo apoio!!!

      Excluir